loader image

Salta à Vista

ENSINA | 10 min. de leitura

ENSINAR A VER BEM PARA APRENDER MELHOR

Uma visão saudável tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Desde a infância, existem aspetos a ter em consideração no sentido de assegurar um perfeito desenvolvimento visual.

Todas as crianças são diferentes, podendo alcançar os mesmos patamares em idades distintas. No entanto, se suspeitar de algum comportamento anómalo, será necessário proceder de imediato a um exame de despistagem visual.

dor de cabeça

piscar os olhos

tapar um dos olhos

colocar os objetos
muito perto

estrabismo

esfregar os olhos

  • anomalias-visuais-comuns
    ANOMALIAS VISUAIS COMUNS

Entre as anomalias visuais nas crianças, apontamos quatro que se revelam mais frequentes:

Hipermetropia:
A criança está em permanente esforço visual para ver com nitidez e sente mais dificuldade em visão de perto do que em visão de longe.

Miopia:
Quando, pelo contrário, a criança consegue ver nitidamente os objetos mais próximos, mas tem dificuldade em ver ao longe.

Astigmatismo:
Neste caso, a criança apresenta dificuldade em ver nitidamente tanto ao perto como ao longe. É comum confundir símbolos próximos como o “0” e o “8”.

Ambliopia:

Resulta do processo visual da criança não se ter desenvolvido de forma regular (unilateral ou bilateralmente), como consequência de um estrabismo ou de uma anisometropia, por exemplo. Quanto mais cedo for detetada, maior é a probabilidade de recuperação.

  • lentes
    O MAIS IMPORTANTE SÃO AS LENTES

A compensação da visão de uma criança exige o equipamento ótico perfeito. Só o especialista da visão terá a capacidade de perceber o que se passa com a Saúde Visual de miúdos e graúdos e de aconselhar lentes oftálmicas de qualidade certificada.

As lentes oftálmicas devem:
1. Proporcionar uma visão nítida e com bom contraste;

2. Estar bem cuidadas, limpas e sem riscos, de forma a que a visão da criança não seja perturbada;

3. Ser leves, de modo a que os óculos não marquem o nariz da criança e, ao mesmo tempo, resistentes para suportarem as aventuras dos mais irrequietos. É necessário escolher uma armação que se adapte à morfologia da criança, que lhe agrade e que a faça gostar de usar óculos;

4. Proteger os olhos sensíveis das crianças contra a radiação UV.

  • cuidados-fundamentais
    CUIDADOS FUNDAMENTAIS

A PROTEÇÃO UV
Tal como colocar um chapéu ou protetor solar, os óculos devem ser usados para bloquear os efeitos nocivos do sol.

Os olhos das crianças são mais sensíveis aos raios ultravioleta (UV) nocivos porque o cristalino deixa passar quase completamente os UV, que alcançam diretamente a retina.

Para preservar os pequenos olhos sensíveis, é fundamental protegê-los com lentes que filtrem 100% das radiações UV nocivas. Será importante relembrar que a radiação UV nos atinge durante todos os dias do ano, requerendo assim proteção sistemática.

A LUZ AZUL
O excesso de luz artificial pode trazer consequências que vão além da qualidade do sono, especialmente nas crianças.

Numa altura em que o uso dos dispositivos eletrónicos aumenta a passos largos — em qualquer faixa etária, mas sobretudo nos mais novos — descobriu-se que parte da luz azul emitida pelos ecrãs digitais, é prejudicial à pele e aos olhos. Uma das principais consequências desta alteração está relacionada com o sono: a exposição à luz artificial determina que dormimos pior. O relógio biológico perde-se no tempo, o humor entra em colapso emocional, as hormonas descontrolam-se, o ritmo cardíaco acelera, a ponto de alguns cientistas falarem mesmo numa relação da luz artificial com o desenvolvimento de certos tipos de cancro.

Duas razões para passar mais tempo ao ar livre:
1. A luz solar estimula a libertação de dopamina, um componente que parece conter o crescimento excessivo do globo ocular — uma das causas de miopia.
2. A luz solar estimula a fixação de vitamina D e o sistema imunológico, ajudando a regular a saúde ocular.

Ensinar a ver bem para aprender melhor

Uma visão saudável tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Desde a infância, existem aspetos a ter em consideração no sentido de assegurar um perfeito desenvolvimento visual.

Todas as crianças são diferentes, podendo alcançar os mesmos patamares em idades distintas. No entanto, se suspeitar de algum comportamento anómalo, será necessário proceder de imediato a um exame de despistagem visual.

SINAIS DE ALERTA

Principais sintomas de anomalias visuais:

dor de cabeça

piscar os olhos

tapar um
dos olhos

colocar os objetos
muito perto

estrabismo

esfregar
os olhos

MIOPIA

Alguma vez teve dificuldade em ler sinais de trânsito ou em reconhecer alguém à distância? Isto pode significar que tem miopia, mas é muito fácil de resolver.

Regra dos 20-20-20

É hora de descansar os olhos!

 

Conhece a regra dos 20-20-20?

A cada 20 minutos ao olhar para um ecrã, deve-se olhar
por 20 segundos para objetos que estejam a mais de
20 metros de distância. Assim, evita-se a fadiga ocular e também ajuda a prevenir a miopia.

A Banda da Essi

Sabia que a Essi tem uma banda com os amigos?

A banda é composta pela Cobra Serafina no clarinete, o Sapo Sebastião no baixo, as Formigas Marias na bateria, a Cigarra Eulália e o Grilo Ambrósio nos violinos e por fim a Essi, a nossa vocalista.

Ambliopia

A ambliopia é uma condição que geralmente tende a afectar mais as crianças, mas é normalmente fácil de tratar. No entanto, se não for corrigida, poderá tornar-se permanente.