loader image

Salta à Vista

No contexto atual em que vivemos, em que o sentido da visão é, muitas vezes, descurado, e a pensar nos alunos, professores, pais e toda a comunidade pedagógica, a Essilor alerta para o papel fundamental da visão no desenvolvimento e na aprendizagem, quer seja a nível escolar, quer na integração com a sociedade.

Tendo a Saúde Visual como objetivo desenvolvemos o Programa Pedagógico Salta à Vista  como forma de proporciona aos professores e cuidadores as principais ferramentas para ensinarem a cuidar da visão e adoptarem comportamentos de prevenção para manterem uma boa saúde visual.

Nunca é demais lembrar que é fundamental “Ensinar a ver bem, para aprender melhor”.

Para representar fisicamente o Programa Pedagógico criámos uma mascote que se chama ESSI, uma toupeira que tinha um sonho, conseguir ver o mar.

Esta personagem especial, foi concebida para mostrar metaforicamente, o quão importante é a visão e o seu impacto no quotidiano.

MISSÃO

Com a missão de Melhorar Vidas, Melhorando a Visão, a Essilor destaca o papel fundamental da visão no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, quer seja no nível escolar, quer seja na integração com a sociedade. Para isso, focar na prevenção através de conteúdos pedagógicos nas escolas das crianças é pilar essencial para assegurar o desenvolvimento saudável ao longo da infância.

VISÃO

Com o Programa Salta à Vista, queremos tornar-nos referência na prevenção da saúde visual das crianças, transformando as suas vidas, ajudando-as no desenvolvimento saudável, para conseguirem atingir o seu potencial máximo. 

valores

São cinco os princípios que constituem os pilares sobre os quais baseamos a nossa forma de trabalhar:

  • Espírito empreendedor
  • Confiança e Respeito
  • Inovação
  • Trabalho em equipa
  • Diversidade e Inclusão
SALTA À VISTA PARA !
  • ESCOLAS
  • ALUNOS
  • PAIS

O Programa Pedagógico Salta à Vista fornece aos professores as ferramentas necessárias para que, de maneira lúdica e criativa, consigam ensinar aos alunos sobre a importância da saúde visual a fim de assegurar um perfeito desenvolvimento visual, pois uma visão saudável tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. 

Quer saber mais sobre o Programa Pedagógico Salta à Vista e receber a visita da Essi na sua escola?

Clique no botão abaixo, preencha o formulário e entraremos em contacto.

Uma visão saudável tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Aprenda sobre a saúde visual com a Essi e os seus amigos!

Testemunho da Associação de Pais de Bucelas

 

“Exma. Responsável pelo Projeto, 

Em nome e representação da Associação de Pais do Parque Escolar de Bucelas, tendo tomado conhecimento do projecto Salta à Vista e face à sua importância e pertinência, gostaríamos de aferir da possibilidade de ser o nosso parque escolar (composto por 3 escolas) contemplado com a presença da Essi e tudo o mais que este projecto oferece, destacando o rastreio visual. A altura ideal para a vossa vista seria no decorrer do 2º período.

Ao dispor para qualquer esclarecimento adicional, na expectativa de prezadas notícias, apresentamos os nossos melhores cumprimentos, 

A secretária da Direcção, 

Neuza Moreira”

+ de 45
ESCOLAS
+ DE 495
ALUNOS E PROFESSORES
0
LOCALIDADES

"Atividade bem dinamizada e com animadora muito boa. Envolveu os alunos na história e motivou a sua participação com linguagem clara e acessível."

EB1 de Vidigueira, 2ºD Vidigueira

"Este projeto foi muito importante pois, permitiu a todos os alunos realizarem o teste à visão no ambiente escolar. Desta forma foi possível avaliar o número de alunos que necessitam de uma consulta de oftalmologia."

EB1 de Vidigueira, 2º e 3ºG Vidigueira

"As atividades propostas verificaram-se adequadas à faixa etária dos alunos. Os alunos estiveram sempre interessados e empenhados nas atividades. Rastreio visual para, atempadamente, detetar problemas visuais."

EB1 de Vidigueira, 3º e 4ºB Vidigueira

    Ensinar a ver bem para aprender melhor

    Uma visão saudável tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Desde a infância, existem aspetos a ter em consideração no sentido de assegurar um perfeito desenvolvimento visual.

    Todas as crianças são diferentes, podendo alcançar os mesmos patamares em idades distintas. No entanto, se suspeitar de algum comportamento anómalo, será necessário proceder de imediato a um exame de despistagem visual.

    SINAIS DE ALERTA

    Principais sintomas de anomalias visuais:

    dor de cabeça

    piscar os olhos

    tapar um
    dos olhos

    colocar os objetos
    muito perto

    estrabismo

    esfregar
    os olhos

    MIOPIA

    Alguma vez teve dificuldade em ler sinais de trânsito ou em reconhecer alguém à distância? Isto pode significar que tem miopia, mas é muito fácil de resolver.

    Regra dos 20-20-20

    É hora de descansar os olhos!

     

    Conhece a regra dos 20-20-20?

    A cada 20 minutos ao olhar para um ecrã, deve-se olhar
    por 20 segundos para objetos que estejam a mais de
    20 metros de distância. Assim, evita-se a fadiga ocular e também ajuda a prevenir a miopia.

    A Banda da Essi

    Sabia que a Essi tem uma banda com os amigos?

    A banda é composta pela Cobra Serafina no clarinete, o Sapo Sebastião no baixo, as Formigas Marias na bateria, a Cigarra Eulália e o Grilo Ambrósio nos violinos e por fim a Essi, a nossa vocalista.

    Ambliopia

    A ambliopia é uma condição que geralmente tende a afectar mais as crianças, mas é normalmente fácil de tratar. No entanto, se não for corrigida, poderá tornar-se permanente.