loader image

Salta à Vista

ENSINA | 7 min. de leitura

OLHOS DAS CRIANÇAS

Tudo o que precisa de saber para cuidar da saúde visual dos seus filhos.

O OLHO DA CRIANÇA

Os olhos dos bebés desenvolvem-se! O bebé recém-nascido vê muito pouco, mas com o tempo a acuidade visual melhora. Um bebé de idade inferior a 1 ano possui uma acuidade visual de 1/20  e alcançará 12/10 a 14/10 em dez anos!

O seu filho irá gradualmente atingir a visão de um adulto normal. Ao mesmo tempo, a visão de cores progride: algumas semanas após o nascimento, o bebé reage primeiro às cores vermelho e verde e só  depois ao azul e amarelo.

INFÂNCIA, UM PERÍODO QUE REQUER ATENÇÃO

O período da infância é o que mais exige atenção dos pais, principalmente no que diz respeito à visão. Como são as pessoas mais próximas da criança, os pais têm uma maior responsabilidade em detetar qualquer anomalia visual. A deteção precoce destes defeitos permite que ações sejam tomadas para tratar efetivamente qualquer anomalia visual. Os defeitos mais comuns são miopia, hipermetropia, astigmatismo, daltonismo, ambliopia e estrabismo:

  • O estrabismo é facilmente detetado quando a criança não consegue alinhar os dois olhos quando deseja fixar algo (um deles desvia para dentro ou para fora e pode ser alternante)A visão é frequentemente desfocada ou deformada. Este distúrbio requer correção porque pode causar ambliopia entre outras condições como fadiga e desconforto.

  • A ambliopia é provocada por falta de estimulo visual num ou nos 2 olhos. Quando é unilateral, é compensado pelo outro olho. É importante detetar a ambliopia cedo, porque quanto mais o tempo passa, mais difícil é corrigi-la.

  • Hipermetropia – A criança está em permanente esforço visual para ver com nitidez. Sente mais dificuldade em visão de perto do que em visão de longe. Pode ser corrigido com as lentes apropriadas.

  • No caso da miopia, é caracterizada pela dificuldade em ver objetos ao  longe. Pode ser corrigido com as lentes apropriadas.

  • O astigmatismo afeta tanto a visão de longe como a visão de perto, o astigmata tem dificuldade em distinguir formas e pormenores, a sensibilidade ao contraste está também diminuída. É necessário o uso de óculos específicos para ser corrigido. 

INTERPRETAÇÃO CORRETA DE SINAIS DE ALARME

Não é um especialista em saúde visual? Não se preocupe sem o ser consegue detetar alguns problemas visuais no seu filho. No entanto, na presença de um destes sinais ou sintomas, consulte um especialista em saúde visual:

  • a criança esfrega frequentemente os olhos
  • parece que a luz incomoda os olhos ou na presença de luz solar franze muito os olhos
  • converge excessivamente os olhos
  • os olhos estão fixos ou a cabeça está anormalmente inclinada
  • tropeça muitas vezes
  • dificuldade em reconhecer imagens
  • reclama muito de dores de cabeça

Uma visão saudável tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Desde a infância, existem aspetos a ter em consideração no sentido de assegurar um perfeito desenvolvimento visual

Existe uma crença comum de que passar muito tempo em frente a um computador, smartphone ou ver televisão pode causar problemas de visão.

Definir (e manter) limites no tempo que passa em frente aos ecrãs e adotar atividades sem contacto com os mesmos pode ajudá-lo a reduzir a sua exposição à luz azul-violeta nociva presente nos equipamentos digitais.

Alguma vez teve dificuldade em ler sinais de trânsito ou em reconhecer alguém à distância? Isto pode significar que tem miopia, mas é muito fácil de resolver.

O novo coronavírus pode entrar através do nariz, boca e até dos olhos. A conjuntivite pode também ser um sintoma da Covid-19.

A visão não é inata nos seres humanos. Um bebé, normalmente, espera até os 5 anos de idade para poder beneficiar de uma visão totalmente desenvolvida!

Tudo o que precisa de saber para manter melhor a saúde visual dos seus filhos.

O estrabismo é um distúrbio da visão relacionado com um defeito no paralelismo dos eixos visuais devido a um desequilíbrio muscular oculomotor.

Os daltónicos sofrem grandes dificuldades, e alguns chegam a não conseguir, distinguir as cores dos objetos. Algumas pessoas não conseguem mesmo distinguir cores nenhumas, no entanto esta condição é rara.

Ensinar a ver bem para aprender melhor

Uma visão saudável tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Desde a infância, existem aspetos a ter em consideração no sentido de assegurar um perfeito desenvolvimento visual.

Todas as crianças são diferentes, podendo alcançar os mesmos patamares em idades distintas. No entanto, se suspeitar de algum comportamento anómalo, será necessário proceder de imediato a um exame de despistagem visual.

SINAIS DE ALERTA

Principais sintomas de anomalias visuais:

dor de cabeça

piscar os olhos

tapar um
dos olhos

colocar os objetos
muito perto

estrabismo

esfregar
os olhos

MIOPIA

Alguma vez teve dificuldade em ler sinais de trânsito ou em reconhecer alguém à distância? Isto pode significar que tem miopia, mas é muito fácil de resolver.

Regra dos 20-20-20

É hora de descansar os olhos!

 

Conhece a regra dos 20-20-20?

A cada 20 minutos ao olhar para um ecrã, deve-se olhar
por 20 segundos para objetos que estejam a mais de
20 metros de distância. Assim, evita-se a fadiga ocular e também ajuda a prevenir a miopia.

A Banda da Essi

Sabia que a Essi tem uma banda com os amigos?

A banda é composta pela Cobra Serafina no clarinete, o Sapo Sebastião no baixo, as Formigas Marias na bateria, a Cigarra Eulália e o Grilo Ambrósio nos violinos e por fim a Essi, a nossa vocalista.

Ambliopia

A ambliopia é uma condição que geralmente tende a afectar mais as crianças, mas é normalmente fácil de tratar. No entanto, se não for corrigida, poderá tornar-se permanente.