loader image

Salta à Vista

ENSINA | 3 min. de leitura

O USO DE DISPOSITIVOS DIGITAIS PODE DESENVOLVER MIOPIA EM CRIANÇAS?

Existe uma crença comum de que passar muito tempo em frente a um computador, smartphone ou ver televisão pode causar problemas de visão.

É compreensível que fique preocupado, pois as crianças passam cada vez mais tempo a jogar videojogos ou no computador. Da mesma forma que é cada vez mais frequente passar muitas horas ao computador para trabalhar. A miopia é uma anomalia visual comum que muitos podem atribuir à exagerada utilização de dispositivos digitais. Mas será uma afirmação verdadeira?

Qual a ligação entre dispositivos digitais e miopia?

Existem muitos debates sobre a ligação entre dispositivos digitais e algo conhecido como luz azul, e se isso tem algum impacto na saúde ocular. A luz azul vem principalmente do sol, mas também de alguma iluminação fluorescente e LED.

Alguns ecrãs digitais de computadores, smartphones e outros dispositivos podem emitir algumas quantidades de luz azul. É uma parte do espectro de luz visível que possui benefícios e riscos associados. Os seus olhos não têm capacidade para filtrar totalmente a luz azul, o que pode prejudicar a saúde ocular.

No entanto, o maior vínculo entre dispositivos digitais e miopia não vem dos ecrãs digitais, mas da distância, associada quase sempre à visão ao perto. Os seus filhos provavelmente passam muito tempo a observar objetos ao perto, como ler, usar um tablet ou estudar. É isso que tem um impacto maior na sua visão.

Os riscos do aumento da miopia em crianças

Há pesquisas que sugerem que, se as crianças passam muito tempo focadas em atividades de visão ao perto, há uma maior probabilidade de desenvolver miopia. Isso inclui tarefas como ler, ver televisão ou jogar num smartphone. O aumento do risco de miopia em crianças está frequentemente ligado ao estilo de vida urbano e sedentário que muitos de nós vivemos.

É útil incentivar os seus filhos a fazer intervalos regulares ao utilizar um dispositivo digital. Este hábito pode garantir que descansem os olhos e façam uma pausa na visão ao perto. Pode, por exemplo, propor jogos ao ar livre e a realização de outras atividades que não exijam um esforço visual excessivo. A maneira mais fácil de descansar os olhos é fazer algo que exija olhar para objetos distantes.

Nos adultos, o risco de aumentar a miopia é menor, pois a condição geralmente fica estabilizada durante o início da idade adulta. No entanto, poderá sentir, por vezes, algo conhecido como fadiga visual. Este é um estado temporário por observar os ecrãs por muito tempo consecutivo, resultando geralmente em olhos cansados ​​ou irritados. Qualquer tarefa de visão ao perto que exija esforço acomodativo, pode causar fadiga visual que, por sua vez, será atenuada quando fizer uma pausa.

Uma maneira simples e fácil de manter os seus olhos saudáveis e os dos seus filhos, e evitar problemas de visão, é seguir a regra 20-20-20. A cada 20 minutos, procure algo que fique a 20 “pés” (6 metros) de distância, durante 20 segundos. Ensine os seus filhos a fazer este exercício, estejam eles na escola ou em casa.

Uma visão saudável tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Desde a infância, existem aspetos a ter em consideração no sentido de assegurar um perfeito desenvolvimento visual

Existe uma crença comum de que passar muito tempo em frente a um computador, smartphone ou ver televisão pode causar problemas de visão.

Definir (e manter) limites no tempo que passa em frente aos ecrãs e adotar atividades sem contacto com os mesmos pode ajudá-lo a reduzir a sua exposição à luz azul-violeta nociva presente nos equipamentos digitais.

Alguma vez teve dificuldade em ler sinais de trânsito ou em reconhecer alguém à distância? Isto pode significar que tem miopia, mas é muito fácil de resolver.

O novo coronavírus pode entrar através do nariz, boca e até dos olhos. A conjuntivite pode também ser um sintoma da Covid-19.

A visão não é inata nos seres humanos. Um bebé, normalmente, espera até os 5 anos de idade para poder beneficiar de uma visão totalmente desenvolvida!

Tudo o que precisa de saber para manter melhor a saúde visual dos seus filhos.

O estrabismo é um distúrbio da visão relacionado com um defeito no paralelismo dos eixos visuais devido a um desequilíbrio muscular oculomotor.

Os daltónicos sofrem grandes dificuldades, e alguns chegam a não conseguir, distinguir as cores dos objetos. Algumas pessoas não conseguem mesmo distinguir cores nenhumas, no entanto esta condição é rara.

Ensinar a ver bem para aprender melhor

Uma visão saudável tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Desde a infância, existem aspetos a ter em consideração no sentido de assegurar um perfeito desenvolvimento visual.

Todas as crianças são diferentes, podendo alcançar os mesmos patamares em idades distintas. No entanto, se suspeitar de algum comportamento anómalo, será necessário proceder de imediato a um exame de despistagem visual.

SINAIS DE ALERTA

Principais sintomas de anomalias visuais:

dor de cabeça

piscar os olhos

tapar um
dos olhos

colocar os objetos
muito perto

estrabismo

esfregar
os olhos

MIOPIA

Alguma vez teve dificuldade em ler sinais de trânsito ou em reconhecer alguém à distância? Isto pode significar que tem miopia, mas é muito fácil de resolver.

Regra dos 20-20-20

É hora de descansar os olhos!

 

Conhece a regra dos 20-20-20?

A cada 20 minutos ao olhar para um ecrã, deve-se olhar
por 20 segundos para objetos que estejam a mais de
20 metros de distância. Assim, evita-se a fadiga ocular e também ajuda a prevenir a miopia.

A Banda da Essi

Sabia que a Essi tem uma banda com os amigos?

A banda é composta pela Cobra Serafina no clarinete, o Sapo Sebastião no baixo, as Formigas Marias na bateria, a Cigarra Eulália e o Grilo Ambrósio nos violinos e por fim a Essi, a nossa vocalista.

Ambliopia

A ambliopia é uma condição que geralmente tende a afectar mais as crianças, mas é normalmente fácil de tratar. No entanto, se não for corrigida, poderá tornar-se permanente.