loader image

Salta à Vista

ENSINA | 12 min. de leitura

O QUE É A SÍNDROME DO OLHO SECO?

A síndrome do olho seco, ou keratoconjunctivis sicca, é uma causa comum de irritação dos olhos.

SINTOMAS DE QUE PODES SOFRER DE OLHOS SECOS

Este problema geralmente afeta os dois olhos. Tal como quando tens a pele seca e irritada, podes sentir os olhos a picar ou a arder. A visão também pode ficar um pouco turva ou sensível à luz. Se usares lentes de contacto tens mais probabilidades de te sentires desconfortável.

TRATAR OS OLHOS SECOS

A síndrome do olho seco pode ser tratada com lágrimas artificiais (gotas ou gel) ou uma pomada ocular, disponível nas farmácias. Quem utiliza Lentes de Contacto deve verificar antecipadamente quais pode usar.

Complicações da síndrome do olho seco não são comuns, e existem medicamentos que podem ajudar a tratar ou a acalmar. Se os sintomas persistirem, consulta um médico ou um especialista em saúde visual para obteres a prescrição médica adequada e verificares se não há uma condição mais grave.

CAUSAS DA SÍNDROME DO OLHO SECO

  • Alguns medicamentos podem secar os olhos

  • Algumas doenças, como a artrite, podem causar olhos secos

  • Usar lentes de contacto por longos períodos de tempo

  • A exposição ao ar condicionado, a aquecimento central ou a vento forte pode secar os olhos

  • Danos nas pálpebras devido a uma lesão no olho também podem ser uma causa

  • A secura ocular pode resultar de uma inflamação das pálpebras

SABIAS QUE AS LÁGRIMAS ACABAM?

Qualquer pessoa pode ter problemas de olhos secos, mas é mais comum nos idosos.

As pessoas mais velhas são mais propensas a olhos secos porque as glândulas lacrimais tendem a tornar-se menos produtivas com a idade. Quando pestanejamos, no interior da pálpebra espalha-se uma película lacrimal na parte da frente dos olhos, mantendo-os lubrificados. A secura ocular pode ocorrer se houver um problema com a película lacrimal. Este problema não origina danos permanentes na visão.

Uma visão saudável tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Desde a infância, existem aspetos a ter em consideração no sentido de assegurar um perfeito desenvolvimento visual

Existe uma crença comum de que passar muito tempo em frente a um computador, smartphone ou ver televisão pode causar problemas de visão.

Definir (e manter) limites no tempo que passa em frente aos ecrãs e adotar atividades sem contacto com os mesmos pode ajudá-lo a reduzir a sua exposição à luz azul-violeta nociva presente nos equipamentos digitais.

Alguma vez teve dificuldade em ler sinais de trânsito ou em reconhecer alguém à distância? Isto pode significar que tem miopia, mas é muito fácil de resolver.

O novo coronavírus pode entrar através do nariz, boca e até dos olhos. A conjuntivite pode também ser um sintoma da Covid-19.

A visão não é inata nos seres humanos. Um bebé, normalmente, espera até os 5 anos de idade para poder beneficiar de uma visão totalmente desenvolvida!

Tudo o que precisa de saber para manter melhor a saúde visual dos seus filhos.

O estrabismo é um distúrbio da visão relacionado com um defeito no paralelismo dos eixos visuais devido a um desequilíbrio muscular oculomotor.

Os daltónicos sofrem grandes dificuldades, e alguns chegam a não conseguir, distinguir as cores dos objetos. Algumas pessoas não conseguem mesmo distinguir cores nenhumas, no entanto esta condição é rara.

Ensinar a ver bem para aprender melhor

Uma visão saudável tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Desde a infância, existem aspetos a ter em consideração no sentido de assegurar um perfeito desenvolvimento visual.

Todas as crianças são diferentes, podendo alcançar os mesmos patamares em idades distintas. No entanto, se suspeitar de algum comportamento anómalo, será necessário proceder de imediato a um exame de despistagem visual.

SINAIS DE ALERTA

Principais sintomas de anomalias visuais:

dor de cabeça

piscar os olhos

tapar um
dos olhos

colocar os objetos
muito perto

estrabismo

esfregar
os olhos

MIOPIA

Alguma vez teve dificuldade em ler sinais de trânsito ou em reconhecer alguém à distância? Isto pode significar que tem miopia, mas é muito fácil de resolver.

Regra dos 20-20-20

É hora de descansar os olhos!

 

Conhece a regra dos 20-20-20?

A cada 20 minutos ao olhar para um ecrã, deve-se olhar
por 20 segundos para objetos que estejam a mais de
20 metros de distância. Assim, evita-se a fadiga ocular e também ajuda a prevenir a miopia.

A Banda da Essi

Sabia que a Essi tem uma banda com os amigos?

A banda é composta pela Cobra Serafina no clarinete, o Sapo Sebastião no baixo, as Formigas Marias na bateria, a Cigarra Eulália e o Grilo Ambrósio nos violinos e por fim a Essi, a nossa vocalista.

Ambliopia

A ambliopia é uma condição que geralmente tende a afectar mais as crianças, mas é normalmente fácil de tratar. No entanto, se não for corrigida, poderá tornar-se permanente.