loader image

Salta à Vista

ENSINA | 10 min. de leitura

DORES DE CABEÇA E OLHOS

O aumento da frequência de dores de cabeça pode estar relacionado com a saúde dos teus olhos.

DORES DE CABEÇA E OS TEUS OLHOS

Algumas condições visuais podem sobrecarregar esforço muscular dos teus olhos e causar dores de cabeça. Por exemplo, o astigmatismo, a hipermetropia e a presbiopia podem causar uma visão distorcida ou desfocada dos objectos, acabando por resultar num esforço adicional para o sistema visual, colocando uma pressão maior sobre os olhos. A acumulação de pressão dentro do olho causa, em casos prolongados destes sintomas, o aparecimento de glaucoma.

AS ENXAQUECAS E A VISÃO

As dores que sente nos seus olhos podem ser, em alguns casos, sinais de que uma dor de cabeça está a caminho.

 

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que pode ser muito grave. Quando é precedido por avisos visuais – como pontos brilhantes, piscando, linhas onduladas ou cegueira temporária – é referido como uma “enxaqueca com aura”. Este tipo de enxaqueca pode durar horas ou dias. Nem todas as enxaquecas estão associadas a esses sinais visuais (“enxaqueca sem aura”). Além disso, algumas pessoas recebem sinais visuais sem a dor de cabeça, que é conhecida como uma enxaqueca silenciosa, ou uma “aura de enxaqueca sem dor de cabeça”.

TRATAR AS DORES DE CABEÇA

Muitas condições oculares que levam a dores de cabeça podem ser tratadas com óculos ou terapia visual e detectadas durante um exame visual.

É aconselhado um tempo maior de descanso para as pessoas que sofrem de enxaquecas. A maioria dos avisos, como os olhos cansados que vêm antes das enxaquecas, são inofensivos e tendem a desaparecer dentro de pouco tempo. Mas caso a enxaqueca leve a sintomas fora do comum, deves realizar um exame visual para verificar se não existe nada que possa prejudicar a tua visão.

Uma visão saudável tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Desde a infância, existem aspetos a ter em consideração no sentido de assegurar um perfeito desenvolvimento visual

Existe uma crença comum de que passar muito tempo em frente a um computador, smartphone ou ver televisão pode causar problemas de visão.

Definir (e manter) limites no tempo que passa em frente aos ecrãs e adotar atividades sem contacto com os mesmos pode ajudá-lo a reduzir a sua exposição à luz azul-violeta nociva presente nos equipamentos digitais.

Alguma vez teve dificuldade em ler sinais de trânsito ou em reconhecer alguém à distância? Isto pode significar que tem miopia, mas é muito fácil de resolver.

O novo coronavírus pode entrar através do nariz, boca e até dos olhos. A conjuntivite pode também ser um sintoma da Covid-19.

A visão não é inata nos seres humanos. Um bebé, normalmente, espera até os 5 anos de idade para poder beneficiar de uma visão totalmente desenvolvida!

Tudo o que precisa de saber para manter melhor a saúde visual dos seus filhos.

O estrabismo é um distúrbio da visão relacionado com um defeito no paralelismo dos eixos visuais devido a um desequilíbrio muscular oculomotor.

Os daltónicos sofrem grandes dificuldades, e alguns chegam a não conseguir, distinguir as cores dos objetos. Algumas pessoas não conseguem mesmo distinguir cores nenhumas, no entanto esta condição é rara.

Ensinar a ver bem para aprender melhor

Uma visão saudável tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Desde a infância, existem aspetos a ter em consideração no sentido de assegurar um perfeito desenvolvimento visual.

Todas as crianças são diferentes, podendo alcançar os mesmos patamares em idades distintas. No entanto, se suspeitar de algum comportamento anómalo, será necessário proceder de imediato a um exame de despistagem visual.

SINAIS DE ALERTA

Principais sintomas de anomalias visuais:

dor de cabeça

piscar os olhos

tapar um
dos olhos

colocar os objetos
muito perto

estrabismo

esfregar
os olhos

MIOPIA

Alguma vez teve dificuldade em ler sinais de trânsito ou em reconhecer alguém à distância? Isto pode significar que tem miopia, mas é muito fácil de resolver.

Regra dos 20-20-20

É hora de descansar os olhos!

 

Conhece a regra dos 20-20-20?

A cada 20 minutos ao olhar para um ecrã, deve-se olhar
por 20 segundos para objetos que estejam a mais de
20 metros de distância. Assim, evita-se a fadiga ocular e também ajuda a prevenir a miopia.

A Banda da Essi

Sabia que a Essi tem uma banda com os amigos?

A banda é composta pela Cobra Serafina no clarinete, o Sapo Sebastião no baixo, as Formigas Marias na bateria, a Cigarra Eulália e o Grilo Ambrósio nos violinos e por fim a Essi, a nossa vocalista.

Ambliopia

A ambliopia é uma condição que geralmente tende a afectar mais as crianças, mas é normalmente fácil de tratar. No entanto, se não for corrigida, poderá tornar-se permanente.