loader image

Salta à Vista

ENSINA | 15 min. de leitura

COMO FUNCIONA O OLHO?

O olho humano processa grande quantidade de informação sobre tudo aquilo que te rodeia, enviando todos esses sinais para o cérebro que, por sua vez, te permite ver formas, cores, texturas e movimentos.

COMO É QUE NÓS VEMOS?

Sabe mais sobre o olho humano, como a luz atravessa o cristalino e envia sinais, através do nervo óptico, para o cérebro.

  • 1

    A luz, seja emitida por uma fonte, seja refletida nos objetos, é recebida no olho.
  • 2

    A luz passa através da córnea, da pupila e atravessa o cristalino.
  • 3

    A córnea e o cristalino refratam a luz de forma a que chegue um foco nítido à retina.
  • 4

    Os fotorrecetores na retina convertem a luz em impulsos elétricos.
  • 5

    Os impulsos elétricos são transmitidos pelo nervo ótico até ao cérebro.
  • 6

    O cérebro processa os sinais para criar uma imagem.

A FUNÇÃO DOS OLHOS

Os teus olhos têm uma função crucial em quase tudo o que fazes. Eis algumas das principais funções do olho humano.

PROTEGER

Os olhos estão alojados em órbitas no crânio para estarem protegidos de lesões. As pestanas e as pálpebras impedem a entrada de pó e sujidade. Pela mesma razão, as sobrancelhas têm uma forma arqueada para desviar suor dos olhos.

PESTANEJAR

Cada vez que pestanejas, uma secreção salgada (as lágrimas basais), proveniente da glândula lacrimal, passa por toda a superfície do olho, mantendo os globos oculares hidratados e limpos. Os músculos da pálpebra superior são os responsáveis por controlar o movimento de abrir e fechar que ocorre no olho humano. 

VER

Os olhos recebem a luz e convertem-na em impulsos elétricos que, por sua vez, são enviados para o cérebro, que processa estes sinais para formar as imagens que vemos.

CHORAR

As lágrimas – um fluido salgado que contém proteína, água, muco e óleo – são libertadas a partir da glândula lacrimal que se situa na região superior e externa do olho humano. As lágrimas reflexas protegem o olho de elementos irritantes como o fumo, o pó e o vento. Já as lágrimas emocionais são uma resposta à tristeza ou alegria – há a teoria de que “um bom choro” pode ajudar o corpo a libertar-se de toxinas e outras substâncias residuais. 

MEXER-SE

São seis os músculos “extraoculares“ que controlam o movimento do olho humano. Destes destacam-se quatro, que mexem o globo ocular para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita; enquanto que os outros dois ajustam os olhos para compensar o movimento da cabeça.

A ANATOMIA DO OLHO HUMANO

Para perceberes como os teus olhos funcionam, vale a pena conheceres as partes e os componentes da sua estrutura.

COMPONENTES DO OLHO HUMANO

Abaixo apresentamos as diferentes partes que compõem o olho humano e uma breve explicação de como te permitem ver o mundo ao teu redor.

Nervo óptico

É o nervo localizado na parte de trás do olho que envia os sinais da retina até ao cérebro.

Conjuntiva

Trata-se de uma membrana fina que protege o olho ajudando a mantê-lo húmido. Reveste o interior da pálpebra e a superfície anterior do globo ocular.

Humor aquoso

É um líquido transparente que se encontra no espaço entre a íris e a córnea. Este componente ocular mantém a pressão ocular e dá à parte frontal do olho a sua forma arredondada.

Humor vítreo

Substância gelatinosa que preenche o interior do olho, dando-lhe forma e volume. 

Retina

Situa-se na parte interna do globo ocular e contém milhões de fotorrecetores (sensores que convertem a luz em impulsos eléctricos). Posteriormente, esses sinais são enviados pelo nervo óptico até ao cérebro, onde são processados para criar uma imagem.

Pupila

O orifício no meio do olho que permite a passagem da luz (função de diafragma).

Íris

A parte colorida do olho que controla a quantidade de luz que passa através da pupila.

Cristalino

Uma lente transparente situada atrás da íris.

Esclera

O “branco” do olho que protege o globo ocular e lhe dá a sua a forma firme e regular.

Uma visão saudável tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Desde a infância, existem aspetos a ter em consideração no sentido de assegurar um perfeito desenvolvimento visual

Existe uma crença comum de que passar muito tempo em frente a um computador, smartphone ou ver televisão pode causar problemas de visão.

Definir (e manter) limites no tempo que passa em frente aos ecrãs e adotar atividades sem contacto com os mesmos pode ajudá-lo a reduzir a sua exposição à luz azul-violeta nociva presente nos equipamentos digitais.

Alguma vez teve dificuldade em ler sinais de trânsito ou em reconhecer alguém à distância? Isto pode significar que tem miopia, mas é muito fácil de resolver.

O novo coronavírus pode entrar através do nariz, boca e até dos olhos. A conjuntivite pode também ser um sintoma da Covid-19.

A visão não é inata nos seres humanos. Um bebé, normalmente, espera até os 5 anos de idade para poder beneficiar de uma visão totalmente desenvolvida!

Tudo o que precisa de saber para manter melhor a saúde visual dos seus filhos.

O estrabismo é um distúrbio da visão relacionado com um defeito no paralelismo dos eixos visuais devido a um desequilíbrio muscular oculomotor.

Os daltónicos sofrem grandes dificuldades, e alguns chegam a não conseguir, distinguir as cores dos objetos. Algumas pessoas não conseguem mesmo distinguir cores nenhumas, no entanto esta condição é rara.

Ensinar a ver bem para aprender melhor

Uma visão saudável tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Desde a infância, existem aspetos a ter em consideração no sentido de assegurar um perfeito desenvolvimento visual.

Todas as crianças são diferentes, podendo alcançar os mesmos patamares em idades distintas. No entanto, se suspeitar de algum comportamento anómalo, será necessário proceder de imediato a um exame de despistagem visual.

SINAIS DE ALERTA

Principais sintomas de anomalias visuais:

dor de cabeça

piscar os olhos

tapar um
dos olhos

colocar os objetos
muito perto

estrabismo

esfregar
os olhos

MIOPIA

Alguma vez teve dificuldade em ler sinais de trânsito ou em reconhecer alguém à distância? Isto pode significar que tem miopia, mas é muito fácil de resolver.

Regra dos 20-20-20

É hora de descansar os olhos!

 

Conhece a regra dos 20-20-20?

A cada 20 minutos ao olhar para um ecrã, deve-se olhar
por 20 segundos para objetos que estejam a mais de
20 metros de distância. Assim, evita-se a fadiga ocular e também ajuda a prevenir a miopia.

A Banda da Essi

Sabia que a Essi tem uma banda com os amigos?

A banda é composta pela Cobra Serafina no clarinete, o Sapo Sebastião no baixo, as Formigas Marias na bateria, a Cigarra Eulália e o Grilo Ambrósio nos violinos e por fim a Essi, a nossa vocalista.

Ambliopia

A ambliopia é uma condição que geralmente tende a afectar mais as crianças, mas é normalmente fácil de tratar. No entanto, se não for corrigida, poderá tornar-se permanente.