loader image

Salta à Vista

ENSINA | 7 min. de leitura

A VISÃO É HEREDITÁRIA?

Os teus genes podem ser a chave da tua Saúde Visual. Devemos estar atentos e conhecer as condições visuais da nossa família para evitar surpresas no futuro.

CUIDADOS A TER ESPECIAL ATENÇÃO

As condições e as doenças visuais podem desenvolver-se por uma série de razões. No entanto, podes ser mais propenso a certas doenças caso sejam hereditárias e existam na tua família. 

Deves estar ciente e atento aos efeitos que doenças como a diabetes ou a hipertensão podem ter na visão, que são mais proeminentes em alguns grupos étnicos do que noutros. Existem três problemas oculares comuns que podem ser hereditários.

GLAUCOMA

Muitas vezes um problema de saúde hereditário, o glaucoma pode ser assintomático. Os problemas acontecem devido a um aumento de pressão intraocular quando os fluidos não drenam bem pelo olho.

CATARATAS

Manchas opacas formam-se no cristalino, o que afecta a tua visão. Óculos graduados e luzes mais fortes para ler podem ser úteis como medida de curto prazo.

DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA COM A IDADE (DMRI)

É uma perda gradual de visão central, devido à deterioração da mácula (parte da retina). Há tratamento disponível para abrandar a sua progressão.

Uma visão saudável tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Desde a infância, existem aspetos a ter em consideração no sentido de assegurar um perfeito desenvolvimento visual

Existe uma crença comum de que passar muito tempo em frente a um computador, smartphone ou ver televisão pode causar problemas de visão.

Definir (e manter) limites no tempo que passa em frente aos ecrãs e adotar atividades sem contacto com os mesmos pode ajudá-lo a reduzir a sua exposição à luz azul-violeta nociva presente nos equipamentos digitais.

Alguma vez teve dificuldade em ler sinais de trânsito ou em reconhecer alguém à distância? Isto pode significar que tem miopia, mas é muito fácil de resolver.

O novo coronavírus pode entrar através do nariz, boca e até dos olhos. A conjuntivite pode também ser um sintoma da Covid-19.

A visão não é inata nos seres humanos. Um bebé, normalmente, espera até os 5 anos de idade para poder beneficiar de uma visão totalmente desenvolvida!

Tudo o que precisa de saber para manter melhor a saúde visual dos seus filhos.

O estrabismo é um distúrbio da visão relacionado com um defeito no paralelismo dos eixos visuais devido a um desequilíbrio muscular oculomotor.

Os daltónicos sofrem grandes dificuldades, e alguns chegam a não conseguir, distinguir as cores dos objetos. Algumas pessoas não conseguem mesmo distinguir cores nenhumas, no entanto esta condição é rara.

Ensinar a ver bem para aprender melhor

Uma visão saudável tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças. Desde a infância, existem aspetos a ter em consideração no sentido de assegurar um perfeito desenvolvimento visual.

Todas as crianças são diferentes, podendo alcançar os mesmos patamares em idades distintas. No entanto, se suspeitar de algum comportamento anómalo, será necessário proceder de imediato a um exame de despistagem visual.

SINAIS DE ALERTA

Principais sintomas de anomalias visuais:

dor de cabeça

piscar os olhos

tapar um
dos olhos

colocar os objetos
muito perto

estrabismo

esfregar
os olhos

MIOPIA

Alguma vez teve dificuldade em ler sinais de trânsito ou em reconhecer alguém à distância? Isto pode significar que tem miopia, mas é muito fácil de resolver.

Regra dos 20-20-20

É hora de descansar os olhos!

 

Conhece a regra dos 20-20-20?

A cada 20 minutos ao olhar para um ecrã, deve-se olhar
por 20 segundos para objetos que estejam a mais de
20 metros de distância. Assim, evita-se a fadiga ocular e também ajuda a prevenir a miopia.

A Banda da Essi

Sabia que a Essi tem uma banda com os amigos?

A banda é composta pela Cobra Serafina no clarinete, o Sapo Sebastião no baixo, as Formigas Marias na bateria, a Cigarra Eulália e o Grilo Ambrósio nos violinos e por fim a Essi, a nossa vocalista.

Ambliopia

A ambliopia é uma condição que geralmente tende a afectar mais as crianças, mas é normalmente fácil de tratar. No entanto, se não for corrigida, poderá tornar-se permanente.